terça-feira, 29 de maio de 2012

Festival Vale do Café quer incentivar turismo cultural no interior do RJ

Rio de Janeiro - O Festival Vale do Café, no Vale do Paraíba do sul fluminense, chega à sua décima edição, somando mais um município à relação de 14 cidades que integram o evento desde 2003. O objetivo é criar um pólo turístico cultural e acelerar o desenvolvimento econômico no interior do estado do Rio de Janeiro.

O evento teve seu lançado oficial no dia 24/05, no Rio, e será realizado de 17 a 29 de julho com atrações em diversas cidades. Idealizado pela harpista Cristina Braga, desde 2003 o festival acumula um público de mais de 600 mil pessoas. Na edição de 2012, a expectativa é receber, nos vários concertos, um público de até 90 mil pessoas.

O festival teve um orçamento de R$ 4 milhões, com recursos captados através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. As duas leis de incentivo funcionam no formato de isenção fiscal parcial de impostos para pessoas físicas e empresas que investirem em projetos culturais. Na Lei Rouanet, por exemplo, a isenção é de até 6% no imposto de renda para pessoa física e de até 4% para pessoa jurídica.

Este ano, o evento chegará ao município de Resende, com a realização de um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no dia 19 de julho, no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), o maior da América Latina, com capacidade para 2,8 mil pessoas. A entrada é gratuita. O violonista Turíbio Santos será o solista da apresentação. Será prestada homenagem, na ocasião, ao compositor Edino Krieger, com a apresentação, em estreia mundial, de uma obra de Krieger para orquestra e violão.

“Agora, são 15 municípios. Vamos crescendo”, celebrou, em entrevista à Agência Brasil, Nelson Drucker, diretor-geral do festival. A programação prevê a realização de concertos em 14 fazendas da região, com o intuito de estimular a visitação turística antes e depois do evento.

Fonte: Correio Braziliense


Para mais informações acesse: Agências de Viagens e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário